sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Petróleo

O petróleo é uma fonte energética de origem fóssil, sendo formado por uma mistura complexa de hidrocarbonetos. Os hidrocarbonetos são compostos binários de carbono e hidrogênio, eles são classificados de acordo com a composição de sua cadeia carbônica (veja exemplos na figura abaixo). 

derivados do petróleo


As jazidas de petróleo encontram-se impregnadas em rochas porosas, associadas ao gás natural e à água. A origem dessas jazidas data de milhões de anos e ocorre através do acúmulo de matéria orgânica resultante de restos de animais e plantas juntamente com rochas de BACIAS SEDIMENTARES, ambientes que devem ser ANAERÓBICOS, do contrário essa matéria oxidaria. Após um longo período exposta a alta temperatura e pressão, a matéria orgânica sofre transformações químicas, dando origem aos hidrocarbonetos. As maiores jazidas são, normalmente encontradas em locais onde, no passado geológico, ocorreram dobramentos do subsolo formando as cavidades que acumulam o petróleo.

OBS.: No processo de produção do petróleo, interferem três tipos de rochas diferentes. A ROCHA GERADORA cria as condições necessárias para a formação do petróleo, como a baixa permeabilidade – que inibe a ação de água circulante e diminui a quantidade de oxigênio no local. Após a sua formação, o petróleo migra para locais onde possa se acumular e formar jazidas. Como sua densidade é inferior a das rochas do subsolo, esse óleo tende a migrar para a superfície, para uma rocha mais porosa e permeável, chamada ROCHA RESERVATÓRIO. O fluxo do petróleo líquido continuaria no interior da rocha, mas  é contido por uma armadilha, isto é, uma estrutura geológica compreendida dentro de uma ROCHA SELANTE (impermeável), que permite o confinamento do petróleo. Sem a presença de uma rocha selante e de uma armadilha, o petróleo continuaria o seu fluxo à superfície, culminando em EXSUDAÇÕES ou perda por degradação bacteriana e oxidação.

rochas que participam da produção de petróleo
armadilha

 
exsudação de petróleo

As tecnologias necessárias para a extração de petróleo offshore (em mar aberto) são muitas, e a cada dia vem se desenvolvendo novas técnicas que possibilitem esse tipo de atividade em águas cada vez mais profundas. Veja abaixo a evolução da tecnologia brasileira em águas profundas nas últimas décadas.


Porém, as tecnologias mais avançadas do mundo deverão ser utilizadas para possibilitar a exploração do petróleo presente no reservatório do Pré-sal. Veja abaixo os desafios que o Brasil terá de enfrentar.





Nenhum comentário:

Postar um comentário