quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Gás Natural


O gás natural é uma mistura de hidrocarbonetos, dentre os quais se destacam o Metano (89%), o Etano (8%), o Propano (1,5%), resultantes da degradação de matéria orgânica por bactérias anaeróbicas e pela elevação da temperatura e pressão da crosta terrestre.
O acúmulo de gás natural se dá em rochas porosas no subsolo, muitas vezes acompanhado de petróleo. Nesse caso, ele pode ou não estar associado ao petróleo, isto é, dissolvido ou formando uma capa de gás livre, acima do reservatório de óleo. Muitas vezes a descoberta de jazidas de gás natural se dá em função da pesquisa exploratória em busca de petróleo.


A matéria orgânica responsável pela formação do gás tem origem vegetal (querogêneo seco) e animal (querogêneo gorduroso). O gás natural encontrado na natureza é uma mistura variada de hidrocarbonetos gasosos cujo componente preponderante é sempre o metano. O gás não associado apresenta os maiores teores de metano, enquanto o gás associado apresenta proporções mais significativas de etano, propano, butano e hidrocarbonetos mais pesados. 

Para compreender melhor sobre a origem e o processo de produção do Gás Natural, veja o vídeo "De onde vem o gás natural".

O gás natural é muito versátil quanto à sua aplicação, pode ser utilizado basicamente de quatro formas distintas:

Gás Domiciliar
È um mercado em franca expansão, especialmente nos grandes centros urbanos de todo o País. As companhias distribuidoras estaduais têm planos de grande ampliação de suas redes, e o aumento do consumo de gás domiciliar demanda investimentos expressivos em conversões e em recebimento e adaptações nas residências.
   
Indústria
Utilizado como combustível, o gás natural proporciona uma combustão limpa, isenta de agentes poluidores. Ele também pode ser utilizado como redutor siderúrgico na fabricação de aço e, de formas variadas, como matérias-prima: na indústria petroquímica, principalmente para a produção de metanol; na indústria de fertilizantes, para a produção de amônia e uréia.

Termelétricas
Nas indústrias termelétricas, utiliza-se turbinas a gás para a geração de eletricidade, que combinada com a recuperação de calor para a produção de calor, é conhecida como cogeração. As vantagens desse processo se devem às garantias de economia e segurança operacional.

Gás Natural Veicular (GNV)
Quando utilizado em veículos, o gás natural oferece vantagens no custo por quilômetro rodado. Como é seco, o gás não provoca resíduos de carbono nas partes internas do motor, aumentando a vida útil do motor e o intervalo de troca de óleo e, do outro, reduz significativamente os custos de manutenção.

Entenda melhor sobre o processo de transporte de distribuição  do Gás Natural no vídeo "Como é transportado e distribuído".


A chama do gás natural é mais pura e mais azul

















Gasodutos: dutos que trasportam gases






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário