quinta-feira, 13 de outubro de 2011

O PETRÓLEO e o BRASIL


O Brasil teve sua primeira refinaria na década de 1930, contudo nesta época o mercado consumidor era incipiente e a produção interna baixa. Tínhamos que importar os derivados que precisávamos, assim como o petróleo necessário para o pouco que produzíamos.
A partir da década de 1950, porém, aumentaram os investimentos na construção de novas refinarias. Ao se tomar como modelo o petróleo importado, de excelente qualidade, a estrutura das novas refinarias não estava preparada para o petróleo nacional, mais denso e viscoso. Assim, as refinarias recorreram a técnicas como blending, a mistura do óleo bruto com outros óleos ou a alteração do arranjo nas unidades de processo.
Por causa desses e de outros problemas, o investimento parou na década de 1980, se voltando mais tarde, para o setor de exploração e produção, ocasionando a estagnação do setor de refinação do petróleo que até hoje é dependente da importação de produtos estrangeiros, aumentando o gasto e consequentemente o preço dos derivados do petróleo.
Segundo dados de 2005, o Brasil tem 11 refinarias pertencentes a Petrobras e mais duas do setor privado. As refinarias da Petrobras usam o petróleo brasileiro com a técnica de refinação blending, e as duas privadas usam petróleo importado. Na estimativa de 2002, eram produzidos 1.6 milhões de barris de petróleo por dia, concentrando a produção mais no sul e no sudeste do país.



2 comentários:

  1. Parabéns pelo conteúdo, que esta de forma muito bem colocada com imagens explicativas e o papel de parede é de muito bom gosto.

    ResponderExcluir
  2. Halo, sou Helena Julio, do Equador, quero falar bem sobre o senhor Benjamin sobre esse assunto. me dá apoio financeiro quando todos os bancos da minha cidade recusaram meu pedido de concessão de um empréstimo de 500.000,00 USD, eu tentei tudo o que pude para obter um empréstimo de meus bancos aqui no Equador, mas todos eles me recusaram porque meu crédito era baixo, mas Com graça de Deus, conheci o Sr. Benjamin, por isso decidi tentar solicitar o empréstimo. com a vontade de Deus, eles me concedem um empréstimo de 500.000,00 USD o pedido de empréstimo que meus bancos aqui no Equador me recusaram, foi realmente incrível fazer negócios com eles e meus negócios estão indo bem agora. E-mail / WhatsApp Entre em contato se desejar aplicar um empréstimo com eles. Lfdsloans@outlook.comWhatsApp Contact: + 1-989-394-3740.

    ResponderExcluir