quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Curiosidades sobre o Petróleo: Grau API e Campo X Reserva

>   Um barril tem 159 litros.
>   Em 2002, a produção mundial de petróleo foi aproximadamente 1 trilhão de barris, ou seja, 159 trilhões de litros de petróleo.
>   Offshore: extração de petróleo em mar aberto, a maioria das bacias petrolíferas brasileiras encontram-se offshore.  
    > Onshore: extração de petróleo em terra, originado de antigas bacias sedimentares marinhas; esse tipo de extração no Brasil é muito reduzida.
>   A Petrobras teve reconhecimento internacional pela sua técnica de extração em mar aberto (offshore), mas a tecnologia utilizada tem que ser importada já que não é encontrada no Brasil.
>   A descoberta do pré-sal não irá diminuir o preço da gasolina, ao contrario, irá aumentar, pois a tecnologia necessária para a extração do petróleo será muito maior e consequentemente mais dinheiro será gasto.
>   A rocha de sal é a mais isolante de todas, sendo perfeita para isolar o petróleo
>   O inicio das explorações offshore (em mar aberto) iniciaram em 1968, no Sergipe, campo de Guaricema.
>   Os campos são batizados com nomes de peixes, isso foi iniciado pelo geólogo José Carlos Braga.
>   O primeiro reservatório de grande porte do Brasil foi o de Garoupa, na Bacia dos Campos, Rio de Janeiro.
>   Moléculas de óleo pesado são muito maiores e mais complexas do que as de petróleos mais leves.
>   O óleo pesado é viscoso porque a cobertura de rocha sobre os reservatórios permitiu que bactérias penetrassem e consumissem os componentes mais leves.
>   O gelo que pode obstruir oleodutos em águas frias, na verdade, é gás metano congelado, chamados hidratos. Esse “gelo” entra em combustão se aceso.
>   O petróleo é uma das poucas substâncias que não se dissolve na água. Isso faz com que a injeção apropriada de água do mar nos reservatórios de petróleo mantenha a pressão. É fácil separar a água do fluxo de óleo quando atinge a superfície.
plataforma: petróleo offshore

cavalo-mecânico: petróleo onshore



A Classificação API



O grau API é uma escala usada para medir a densidade relativa de líquidos. Ela é inversamente proporcional a densidade dos líquidos: quanto menor a escala, mais viscoso será o petróleo bruto. Ou seja, quanto maior o grau API, maior o valor do petróleo no mercado.
O grau de API usado como modelo para transações é de 37,8º API, o do petróleo brasileiro chega a atingir 19º API, sendo extremamente denso e viscoso. Se o grau API é maior que 10, o óleo é mais leve e flutua na água; se for menor do que 10, é mais pesado e afunda.
As reservas mundiais de petróleo extremamente grosso ou “pesado” são provavelmente duas vezes maiores do que as de óleos crus leves mais convencionais. Originalmente, estes óleos eram leves também. Eles tornaram-se pesados porque a cobertura de rocha sobre os reservatórios não proporcionou uma vedação completa. Isto permitiu a penetração de bactérias que consumiram os componentes mais leves. Uma grande quantidade também escoou ou simplesmente evaporou, deixando para trás apenas os compostos mais pesados.
Segundo os cientistas, a tendência é que o grau de API diminua, pois a busca por petróleo está cada vez maior. 

Campo X Reserva

Denomina-se campo uma área delimitada produtora de petróleo, com uma ou várias zonas produtoras.
                                                     reservatório produtor de óleo

Antes era uma conseqüência da busca por petróleo, mas agora o gás natural ganhou destaque, sendo alvo de pesquisas exploratórias. Atualmente existem campos de gás natural, onde é a extração de petróleo que fica em segundo lugar.
  
                                                      reservatório produtor de gás     

Reserva

Denomina-se reserva o volume de hidrocarbonetos (óleo e/ou gás natural), que podem ser economicamente extraídos de um campo. 
Esse volume sempre será inferior ao volume total existente no campo, visto que só se consegue retirar do reservatório uma parte do óleo nelo contido. 
Essa estimativa é extremamente instável, pois a medida que novas tecnologias vão surgindo (o que acontece quase todo dia) é preciso rever essas contas,  a primeira crise do petróleo aconteceu por causa da divulgação de que todas as reservas de petróleo acabariam em 40 anos; não prevendo os grandes avanços que aconteceriam na tecnologia. Assim, a única certeza que temos é que o petróleo é uma fonte não renovável de energia, ou seja, um dia ele vai acabar, mas é impossível determinar com precisão quando isso ocorrerá.

Um comentário: