domingo, 16 de outubro de 2011

Hidrocarbonetos

Como já foi visto, o Petróleo e o Gás Natural são constituídos, basicamente, por uma mistura complexa de hidrocarbonetos, compostos orgânicos formados por carbono e hidrogênio. De acordo com sua estrutura, os hidrocarbonetos são classificados em:

No de átomos
de carbono
     Prefixo
1
Met-
2
Et-
3
Prop- 
      4
But- 
5
Pent-
6
Hex-
7
Hept-
8
Oct-
>   Saturados: também denominados alcanos ou parafinas, são aqueles cujos átomos de carbono são unidos somente por ligações simples e ao maior número possível de átomos de hidrogênio. Os hidrocarbonetos parafínicos normais ou alcanos possuem a fórmula geral CnH2n+2. Os nomes dos alcanos são formados por um prefixo que especifica o número de carbonos (veja a tabela ao lado) e do sufixo -ano. O mais simples deles é o metano, constituído por um átomo de carbono ligado a quatro átomos de hidrogênio (veja nos exemplos abaixo). Os hidrocarbonetos parafínicos podem apresentar ramificações em um ou mais átomos de carbono e são também denominados de isoparafinas,ou isoalcanos. Têm a mesma fórmula geral dos alcanos normais. Em muitos hidrocarbonetos, os átomos de carbono são dispostos na forma de anéis. Podem apresentar radicais parafínicos normais ou ramificados ligados ao anel ou outro hidrocarboneto cíclico. Na indústria do petróleo são conhecidos como naftênicos. A nomenclatura utilizada é a mesma dos parafínicos, agora com o prefixo ciclo-.      
            
Exemplos de parafinas normais:     
                                                                    


Exemplos de parafinas ramificadas (isoalcanos):  
                                                                                       
         
  Exemplos de hidrocarbonetos cíclicos:

                                              

>   Insaturados: também denominados de olefinas, apresentam pelo menos uma dupla ou tripla ligação carbono-carbono. Os hidrocarbonetos insaturados, dos quais os mais comuns são os alcenos, apresentam a fórmula geral CnH2n.Assim como para os alcanos,o prefixo especifica o número de carbonos e o sufixo é eno.Dependendo do número de duplas ligações,são conhecidos como diolefinas, triolefinas,etc.Quando ocorre uma tripla ligação carbono-carbono,os hidrocarbonetos insaturados são denominados de alcinos,e o sufixo é ino.

Exemplo de hidrocarbonetos insaturados:



>   Aromáticos: também chamados de arenos, apresentam pelo menos um anel de benzeno na sua estrutura.São constituídos por ligações duplas e simples que se alternam em anéis com seis átomos de carbono.O composto mais simples é o benzeno.Ao contrário dos compostos insaturados,o benzeno tem considerável estabilidade e, devido ao seu pronunciado odor,todos os compostos que contem o anel de benzeno são conhecidos como hidrocarbonetos aromáticos.

Exemplos de hidrocarbonetos aromáticos:


A tabela abaixo apresenta as principais características das famílias dos hidrocarbonetos normalmente encontrados no petróleo.


Parafina normal
Parafina ramificada
Olefina
Naftênico
Aromático
Densidade
baixa
baixa
baixa
média
alta
Gasolina
ruim
boa
boa
média
muito boa
Diesel
bom
médio
médio
médio
ruim
Lubrificantes
ótimo
bom
médio
médio
ruim
Resistente à oxidação
boa
boa
boa

Composição do petróleo
Os principais grupos de componentes dos óleos são os hidrocarbonetos saturados,os hidrocarbonetos aromáticos,as resinas e os asfaltenos.Veja a tabela abaixo com a composição química de um petróleo típico.

Parafinas normais
14%
Parafinas ramificadas
16%
Parafinas cíclicas (naftênicas)
30%
Aromáticos
30%
Resinas e asfaltenos
10%

O gás natural é uma mistura de hidrocarbonetos cuja composição abrange desde o metano até o hexano. Encontra-se na forma livre ou associado ao óleo em reservatórios naturais, contendo pequenas quantidades de diluentes e contaminantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário